Palestrantes

O Simpósio Brasileiro de Babywearing reúne diversos profissionais em palestras e mesas redondas. Confira abaixo os nomes já confirmados que estarão conosco!

sibbw-palestrantes-arie-brentnallArie Brentnall (Canadá)
Presidente da Baby Carrier Industry Alliance, Arie atua no conselho da BCIA desde 2010. Consultora de babywearing há mais de 14 anos e palestrante, seu trabalho é focado em melhorar a saúde pública através do babywearing. Já conduziu workshops e palestras nos Canadá, Reuino Unido, Suécia, Bélgica, Itália e Austrália. Fundou a Canadian Babywearing School, o primeiro programa de treinamento para carregar bebês na América do Norte, e até hoje está envolvida com fundamentar uma cultura forte do babywearing no Canadá.

sibbw-organizacao-elena-de-regoyosElena de Regoyos (Brasil)

Espanhola, mãe de três e jornalista por formação, ela chegou ao Brasil em 2009 já sendo usuária de diferentes portabebês. Foi se especializando no atendimento ao puerpério, auxiliando famílias como consultora de amamentação, assessora de babywearing, coordenando grupos de apoio ao pós parto e acompanhando os diversos desafios do puerpério. Formada assessora de babywearing por duas escolas espanholas, em 2014 iniciou a primeira formação de assessoras de babywearing no Brasil. Hoje está à frente da marca de portabebês Siroué, é coordenadora da escola Bebê no Pano, co-idealizadora e coordenadora do Simpósio Brasileiro de Babywearing.

sibbw-palestrantes-irene-garcia-peruleroIrene García Perulero (Espanha)

Mãe, bióloga molecular, feminista, ativista da amamentação, do parto humanizado e contra a violência obstétrica. Desde 2004 fala de, com e para mães e é fã da ocitocina natural. Comunicadora e escritora, aborda temas dentro da maternidade, sexualidade feminina, violência de gênero e saúde materno-infantil. Coautora do livro Una Nueva Maternidad, co-criadora do projeto Infancias Libres e coordenadora dos programas “Ni Putas, Ni Princesas” e “Ni Heroes, Ni Villanos”, entre outros. Atua como colaboradora nas formações Pedagogía Blanca (homeschooling), Mujeres Empoderadas e Asesoras Continuum.

foto André Carvalho
foto André Carvalho

Júlia Rocha (Brasil)

Cantora, compositora, médica, mãe, doula, aprendiz de confeiteira e padeira, ativista e colunista do UOL. Mineira de Belo Horizonte, Júlia Rocha nasceu em uma família de músicos e médicos e decidiu conciliar as duas paixões também em sua vida. Tornou-se médica com a mesma naturalidade com que se tornou cantora. Se apresenta como “especialista em gente, médica de família e comunidade”.

sibbw-palestrantes-karin-brugemannKarin Brügemann (Holanda)

Fisioterapeuta pediátria e mãe de dois, tem seu trabalho desenvolvido com foco em bebês prematuros e seus pais. Está a frente (junto com Wendy Haisma) do Zorgdragen Opleidingen, ofertando cursos para profissionais de saúde interessados no carregar – fisioterapeutas pediátricos, enfermeiros neonatais, parteiras e consultoras de amamentação. Conduz um projeto piloto no hospital em que atua oferecendo (para as famílias dos pacientes e também para a equipe) informações sobre o babywearing.

sibbw-palestrantes-lela-williams

Lela Williams (Estados Unidos)

É professora e a diretora associada da Escola de Serviço Social, Tucson na Arizona State University. Concluiu seu doutorado e pós-doutorado em desenvolvimento infantil e também é educadora em babywearing. Conduziu estudos para testar os benefícios do babywearing entre mães adolescentes e mães com transtornos por uso de substâncias. Seu trabalho tem demonstrado os benefícios do babywearing para o desenvolvimento da saúde física e mental das mães e seus bebês. Publicou dois livros e mais de sessenta artigos sobre o impacto do contato no desenvolvimento infantil e já se participou de centenas de conferências nacionais e internacionais.

sibbw-organizacao-marcela-goncalvesMarcela Gonçalves (Brasil)

Ergonomista, educadora física e formada em eutonia (terapia corporal), mãe da Clara. Desde 2015 dedica sua área de estudo ao babywearing, relacionando seus conhecimentos teóricos e práticos ao carregar. É coordenadora e professora da escola de babywearing Bebê no Pano. Idealizadora e coordenadora do SIBBW desde 2016. Focaliza grupos de auto conhecimento e empoderamento feminino e é apaixonada pelas relações humanas. Acredita que o contato e o vínculo são as bases para transformar o mundo.

sibbw-palestrantes-mercedes-granda
Mercedes Granda (Espanha)

Mãe de três, assessora e formadora de assessoras de babywearing. Sua segunda filha foi diagnosticada aos 11 meses com uma paralisia cerebral, que lhe causa uma hemiplegia dos membros do lado esquerdo. A partir daí, parte do seu aprendizado e trabalho sempre esteve voltado ao babywearing adaptado. Acredita que o contato, o movimento e os portabebês ajudaram no desenvolvimento da filha – e também foram essenciais na busca por ser uma melhor mãe e sarar a ferida da maternidade atípica.

sibbw-palestrantes-rosie-knowlesRosie Knowles (Reino Unido)

Mãe de dois e defensora da construção de relacionamentos através do apego seguro. Atua produzindo conteúdos sobre o babywearing pela plataforma  Carrying Matters, buscando empoderar as famílias para que mantenham seus filhos próximos de maneira segura e positiva. Já conquistou diversos prêmios, como Best Community Outreach (2013) e Lifetime Achievement in Promoting Babywearing (2016), pela Babywearing International, e o Association for Infant Mental Health (2019). É autora do livro “Why Babywearing Matters”, publicado em 2016, e participa no Reino Unido e na Europa em diversos congressos e treinamentos.

sibbw-palestrantes-rosyane-silwa
foto Nathália Castro @natecastrofotografia

Rosyane Silva (Brasil)

Mãe de Nzinga, preta, jornalista e fazedora de atividades com impacto social. Gestora e produtora cultural, faz parte da equipe do Festival Feira Preta e é sócia- criadora da Cresparia Soluções Pretas. Mestranda em História Social pela PUC, pesquisa símbolos e significados do uso de turbantes, capulanas e carregadores de bebês tradicionais. Assessora formada de babywearing Bebê no Pano, atende  famílias de forma presencial e virtual. Promove oficinas e workshops sobre carregadores, enxergando o carregar tradicional como resgate da ancestralidade negra.

sibbw-palestrantes-wellington-camargo-filho

Wellington Camargo Filho (Brasil)

Mais conhecido como Malk. Bancário de profissão, descobriu o Babywearing como alternativa pra fazer um mochilão e acabou virando um hobby. Quando estava esperando sua segunda filha percebeu que a paixão era maior do que um hobby: se formou assessor Bebê no Pano e passou a divulgar o babywearing como ferramenta de criação de vínculo e paternidade afetiva para pais através da criação de conteúdo digital, além de realizar assessorias e encontros de divulgação.

sibbw-palestrantes-wendy-haismaWendy Haisma (Holanda)

Mãe de dois, Wendy se interessou pelas origens do babywearing ainda com o filho mais velho – e em 2011 se formou assessora de babywearing. Está a frente (junto com Karin Brügemann) do Zorgdragen Opleidingen, ofertando cursos sobre babywearing para profissionais da saúde, e também ministra cursos para profissionais de babywearing sobre prematuridade e necessidades especiais. “Amo poder fornecer aos pais ferramentas para tornar a vida  mais fácil, sem soluções pré determinadas. Cada relacionamento entre pais e filho é diferente, e merece um olhar individualizado”.